top of page

Carpintaria

A madeira, um material vivo, tem um efeito estimulante sobre o pensar, o sentir e o querer. Uma experiência para os sentidos na qual as pessoas são envolvidas nos processos de trabalho de forma que as suas habilidades sejam estimuladas e a autoestima fortalecida. Os processos de trabalho são selecionados de forma que seja criado para todos um local de trabalho harmonioso. 

Olhar a Carpintaria

" A Carpintaria existe desde 1985, foi uma das respostas oficinais aos primeiros companheiros que viviam e vinham à Casa de Santa Isabel. Durante os primeiros anos os companheiros com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos tinham uma resposta escolar e aos poucos foram introduzidos nas artes e oficios. Logo surgiu a vontade da parte deles, a necessidade de terem atividades relacionadas com o meio ambiente. Disso surgiu o grupo de agricultura e floresta, a construção civil, a carpintaria e a tecelagem. Com eles iniciamos as primeiras respostas oficinais. Inicialmente os jovens companheiros tinham um processo rotativo por áreas, e a partir de experiências que eles obtinham nas diversas áreas eram encaminhados num percurso oficinal distinto. 

Na Carpintaria constituiusse um grupo de trabalho onde se desenvolveram processos individuais de treino oficinal através da descoberta do material madeira e ferramentas manuais. Conseguimos que a longo prazo este caminho nos conduzisse a um processo de criação de produtos iniciais na carpintaria. Este processo de 1985 á 1995 foi aquilo que era denominado de pré-profissional. A idade dos companheiros avançou, e surgiu a nessecidade de outro tipo de resposta que possibilitásse um treino profissional e a integração no mercado de trabalho, para alguns dos formandos que frequentaram a formação na área de carpintaria. Durante o período de 1996 á 2022 dezenas de formandos frequentaram esta formação sendo companheiros internos e externos. Foi possível integrar no mercado de trabalho uma boa percentagem deles, enquanto outros continuam a necessitar de resposta social. Deste longo percurso resultaram várias e diversas experiências que conduziram a dinãmicas com soluções sociais e crescimento da área de Carpintaria tanto em termos de espaço, equipamento e produção de produtos utilitários, de tradição, sazonais, com a marca Santa Isabel. Atualmente a realidade é outra, os companheiros que são acompanhados avançaram na idade, e chegam alguns deles à carpintaria pela primeira vez. Trata-se de um recomeço do treino oficinal. 

Deste recomeçar resultam alguns produtos acabados como cajados, estrelas, castiçais para velas, bases com rodelas e reparações de mobiliario de uso diario. Recomeçar é um novo principio, compartilhando experiência, treinando as pessoas a saber estar e saber fazer. "

 

- Antonio da Silva 

 Monitor da carpintaria na Casa Santa Isabel

bottom of page