top of page

Responsabilidade Social

Parcerias

Escolas
Câmara Municipal de Seia

Bolsa de Valores Social

Pegada Ecológica

Partilha de Terrenos e Instalações

 

Trilhos pedagógicos

Bem vindo ao Formigo!
Zona multifuncional ao serviço da comunidade

Neste terreno da Casa de Santa Isabel, Instituto de Pedagogia Curativa e Sócio-terapia, vivem e trabalham companheiros e colaboradores num ambiente terapêutico.
Desde 1981, apoiados por inúmeras pessoas oriundas de todo o mundo, a comunidade esforça-se por melhorar os valores humanos, sociais, biológicos, naturais e paisagísticos.
Este trabalho associado a uma localização privilegiada, próximo de São Romão e Seia, resultou num espaço único na região. 
Para benefício de todos os interessados – e alunos de escolas em particular – proporcionamos:

- Um caminho pedestre, enquadrado por habitats e paisagens de grande diversidade, sinalizado por estacas com marca amarela e com uma extensão de cerca de 1,5Km (40min).

- Um trilho pedagógico de árvores situado entre o Formigo, sinalizado por estacas com marca verde clara, com uma extensão de cerca 1Km (30min).

- Um trilho pedagógico do sistema solar, que segue ao longo do caminho antigo entre o tanque do Formigo e São Romão, com um modelo do sol e dos planetas visíveis a olho nu a uma escala proporcional.

Clique aqui e agende visitas e/ou passeios guiados.

Trilho didáctico das Árvores

A Quinta do Formigo da Casa de Santa Isabel é um lugar para aprender, trabalhar e recriar.

Neste âmbito há um trilho didáctico para (re)conhecer a grande diversidade de árvores aqui plantadas pelos nossos alunos. 
Mais de 20 placas com o nome comum e científico ajudam na identificação das várias espécies de árvores.

As estacas com uma faixa verde clara sinalizam o trilho entre o Formigo. Estacas com uma faixa verde interrompida indicam árvores que se situam fora do trilho principal.

Trilho Sistema Solar

Na Quinta do Formigo, entre Seia e São Romão, apresenta-se um modelo do sistema solar onde são identificados o Sol e os planetas visíveis a olho nu - Mercúrio, Vénus, Terra e Lua, Marte, Júpiter e Saturno.

As representações do sistema solar habitualmente distorcem as proporções reais. Neste trilho didáctico, as dimensões e distâncias do sistema solar são representadas a uma escala proporcional. Pretende-se desta maneira contribuir para uma melhor compreensão do cosmos, o que por sua vez poderá ajudar-nos a restabelecer uma ligação com os astros que nos rodeiam.

Na realidade devem-se imaginar as dimensões dos corpos celestes, e as distâncias entre eles, cerca de 3.000.000.000 vezes maiores. O que significa que cada milímetro no trilho corresponde a 3 000 quilómetros, e cada passo nosso a cerca de 2 milhões de quilómetros!  
Assim a distância Sol - Terra nesta representação é de 45 metros, sendo na realidade 150.000.000 quilómetros, demorando a luz 8 minutos a percorrer esta distância.
O último planeta representado, Saturno, encontra-se no modelo a 700 metros de distância do Sol. Nesta escala temos de imaginar a órbita de Úrano a passar algures no Casal Novo de São Romão e a de Neptuno no Malhão, sobre Vila Cova.

A estrela mais próxima da Terra, à excepção do Sol, é a Próxima Centauri. Esta ficaria à escala deste modelo a 22.000 quilómetros de distância - algures no Pacífico - e teria um tamanho correspondente de apenas 10 centímetros.

Clique aqui e agende visitas e/ou passeios guiados.

bottom of page