Contactos

Tel.: +351 238 320 310

Fax: +351 238 320 321

Email: [email protected]

Comunicação (Em breve!)

Publicações

Endereço

Rua Escola Santa Isabel

Apartado 537 - 6270-292

Sao Romão - Seia - Portugal

Ver Mapa

Site elaborado conforme o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Quem Somos

A ESSÊNCIA

Casa de Santa Isabel é uma comunidade terapêutica para adolescentes e adultos com necessidades especiais. Queremos e procuramos formar uma comunidade que proporciona a cada pessoa, seja utente ou colaborador, a possibilidade de auto desenvolvimento, de cura e de realização do seu potencial.

O que nos guia, pode ser representado numa Metáfora: um músico excelente com um instrumento danificado não consegue deixar soar uma música harmoniosa, mas seria trágico concluir que o músico não tem qualidade.
Temos de ir à procura do músico, porque reconhecemos que em cada ser humano reside um núcleo de ordem espiritual, cuja essência é pura e saudável.

 

O IMPULSO COMUNITÁRIO

Somos guiados por um impulso comunitário e pelos princípios sociais, culturais e económicos da Antroposofia inspirada por Rudolf Steiner, doutorado em filosofia (1861-1925), uma mundovisão que abarca a compreensão espiritual do ser humano e do universo:

‘Numa comunidade de pessoas que trabalham juntas, o bem-estar da comunidade é tanto maior quanto menos o trabalhador individual reclamar para si os proveitos do seu trabalho e quanto mais desses proveitos forem entregues aos seus pares. Por sua vez ele permitirá que as suas próprias necessidades encontrem resposta no trabalho realizado por outros’


 

O NOME CASA DE SANTA ISABEL

Para a nossa comunidade foi escolhido o nome da Rainha Santa Isabel. Ela ficou conhecida pelo seu amor e compaixão pelos pobres e necessitados. Foi a Rainha Santa Isabel que introduziu o culto do Espírito Santo em Portugal, o que mais tarde levou aos grandes descobrimentos marítimos dos portugueses, nos séculos XV e XVI.

OBJECTIVOS

O objectivo da Casa de Santa Isabel é criar uma comunidade de vida, de trabalho e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais e seus colaboradores. Estes esforçam-se por criar relações sociais saudáveis num ambiente dedicado à renovação pessoal, social e cultural, à terapia e ao cuidado da terra. O reconhecimento do pleno potencial de cada indivíduo promove tanto a independência como a interdependência, o que possibilita a cada um o seu crescimento na vida da comunidade, enquanto permite à comunidade o crescimento com o indivíduo.

MISSÃO

Partilhar e desenvolver capacidades, respeitando as diferenças de modo solidário e ético.    

 

VISÃO

Uma comunidade de vida e de trabalho com um ambiente terapêutico de

qualidade para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano.  

VALORES

Respeito: Aceitação do outro na sua humanidade,

Partilha: Dar e receber;

Solidariedade: Estar disponível para;

Ética: Respeito por um conjunto de princípios e valores inerentes à nossa acção diária; Responsabilidade social como somatório de todos os valores.