top of page

O Trabalho Terapêutico

Cada ser humano está em evolução, com um percurso único. Como consequência, o trabalho terapêutico é individualizado, descrito no seu Plano Individual (PI).

Consoante a  idade distinguimos dois grupos de utentes com necessidades distintas:

 

Crianças e Jovens são abrangidos pela Pedagogia Curativa.

Nesta fase procura-se curar ao máximo as anormalidades no desenvolvimento. O acompanhante está, com a sua autoridade como terapeuta, numa relação pedagógica com o aluno.

 

Adultos são acompanhados segundo os conceitos da Socioterapia.

Reconhecemos que cada pessoa, também aquela com uma deficiência mental, tem capacidades excepcionais, além das suas incapacidades. O acompanhante/terapeuta guia, respeitando que, independentemente da sua maturidade ou idade emocional, cada utente adulto fez o seu caminho de vida.

Isto implica que o terapêutico acontece entre dois pólos.

Por um lado corrigimos comportamentos indesejáveis e colocamos desafios na medida certa para estimular uma evolução positiva de cada utente.

Por outro lado, temos de aceitar certas características que cada adulto tem e procurar o seu bem-estar  dentro das limitações que a vida lhe impôs.

É no trabalho oficinal que os adultos dão o seu contributo ao mundo.

Terapias

Conforme as necessidades individuais e segundo o acompanhamento do médico da Instituição, os utentes recebem terapias específicas especializadas.

Para mais informações clique aqui.

O Nosso Trabalho

Terapia e Pedagogia
Lar Residencial

Lar-Residencial

A Casa de Santa Isabel tem um total de 6 lares residenciais.

Em cada lar vivem aproximadamente 7 alunos ou companheiros e cerca de quatro colaboradores e suas eventuais famílias.

Para as pessoas ao nosso cuidado, a sua casa é a sua base, o seu lar. Ela proporciona-lhes calor, segurança e ritmo diário através das refeições, tarefas de rotina e actividades criativas. Os companheiros vivem em conjunto numa família de opção, realizando cada pessoa a sua parte a fim de manter o funcionamento harmonioso da residência.

Nos núcleos familiares são celebrados em conjunto acontecimentos especiais, tais como aniversários, festas de Natal etc. e desenvolvem-se outras actividades. Tudo isto desempenha um papel importante providenciando estabilidade e proporcionando um ambiente caloroso e terapêutico.

Os quartos dos colaboradores são modestos mas bem cuidados e constituem parte integrante de cada casa.

Os clientes têm um quarto individual ou têm um companheiro de quarto, dependendo do que terapeuticamente for desejável, com um adulto responsável pelo seu cuidado contínuo e pela supervisão das suas necessidades pessoais.

Oficinas

Oficinas

Nas várias oficinas procuramos criar condições para que cada participante se possa desenvolver profissionalmente, contribuindo cada um à sua maneira e conforme as suas capacidades, para as necessidades reais do mundo envolvente. Os companheiros trabalham com os mestres de oficina e outros colaboradores na  padaria, cozinha, carpintaria, sala de tecelagem, oficina de velas, lavandaria, construção civil, oficina de livros e encadernação, horticultura, horta de ervas aromáticas e medicinais e na floresta (silvicultura).

O mestre/responsável da oficina e o companheiro com deficiência, trabalham em conjunto para criar um produto ou um serviço de qualidade. Deste modo o trabalho torna-se ‘ajuda que leva ao desenvolvimento e humanização’.

Os produtos servem particularmente as necessidades da comunidade, mas são também vendidos para fora na nossa loja “As quatro estações” em São Romão, em feiras, etc.

As oficinas têm duas vertentes: a Formação Profissional (FP) e o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).

C.A.O

Centro de Actividades Ocupacionais (C.A.O)

Para adultos que não se enquadram na Formação Profissional existe o Centro de Actividades Ocupacionais. Utentes deste Centro podem participar numa das várias áreas, como Lavandaria, Cozinha, Padaria, Tecelagem, Carpintaria, Serviços de Manutenção, Oficina de livros e encadernação, Reciclagem de Papel, Oficina de velas, Agricultura, Ervas aromáticas e Silvicultura.

Para as pessoas mais dependentes criámos ainda uma Oficina Artística com actividades adaptadas, com uma componente artística mais forte.

A par destas áreas, são disponibilizadas diversas actividades ocupacionais, nomeadamente teatro, pintura, natação, dança folclórica, desporto, história d´arte e musicoterapia.

Formação Profissional

Formação Profissional

A Casa de Santa Isabel é uma entidade acreditada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e proporciona uma Formação Profissional para pessoas com deficiência e/ou incapacidades nas áreas seguintes:

• Carpintaria de Limpos* 

• Cozinha*

• Manutenção Hoteleira**

• Panificação e Pastelaria*

• Produção Florestal** 

Esta Formação é reconhecida e apoiada através do programa POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), sendo coordenada pelo Organismo Intermédio do IEFP.

Os formandos recebem uma bolsa de formação e subsídio de alimentação.

 

*Estas áreas pertencem ao Percurso B que dão equivalência ao 9º ano de escolaridade, tendo no máximo 3.200 horas de formação, com inclusão de estágio profissional.

** Estas áreas pertencem ao Percurso C com o máximo de 2.900 horas de formação com inclusão de estágio profissional.

bottom of page