top of page

Agricultura Biodinâmica

A exploração excessiva do nosso planeta Terra trouxe contaminações que exigem não só uma cura biológica (uma raiz da biodinâmica), se não um tratamento homeopático (os assim chamados preparados biodinâmicos). Queremos uma agricultura que trabalhe juntamente com as influências do cosmos.

A biodinâmica visa criar uma quinta como um organismo individual e múltiplo, com os seus solos, plantas, animais, agricultores e consumidores,

baseada numa visão holística, que contempla a nossa interdependência com a dinâmica de toda a natureza e  do cosmos.

A questão não é só como cultivar para obter o máximo rendimento, mas sim fazê-lo de um modo que seja ao mesmo tempo  saudável e curativo para a natureza e para o ser humano.

A biodinâmica quer contribuir para a criação e formação de uma paisagem equilibrada, também no sentido da prevenção de incêndios.

Socioterapia e Agricultura Biodinâmica

A Agricultura biodinâmica e a Socioterapia já formam “um casamento feliz” desde o seu início, há quase 100 anos (1924). Isto por várias razões.
Em primeiro lugar, o trabalho com a natureza, plantas, terra, animais, tem um potencial terapêutico enorme. O cuidar, cultivar, o estar inserido nos ritmos da natureza, a harmonia, o assistir ao “milagre da vida”, tudo isto é saudável e terapêutico para qualquer pessoa. O trabalho na natureza, no meio dos elementos, também exige vontade, persistência, paciência, motricidade fina e grossa, actuação em equipa – ou seja, está cheio de desafios e potencialidadesde desenvolvimento pessoal.
Em segundo lugar, o resultado deste trabalho, os produtos , formam um contributo essencial e básico para a alimentação, e com isto, para uma vida saudável.
E ambos, a Agricultura Biodinâmica e a Socioterapia, tem um impulso curativo: curar a terra e curar o ser humano. Por isto vão mão-em-mão.

Para mais informações aceda ao site da Associação Biodinâmica Portugal

(http://www.biodinamicaportugal.com/

Agricultura Biodinâmica e Socioterapia

Agricultura e Socioterapia
Eventos

Eventos

• Colheita do ferro para fardos (Maio - Junho)

• Colheita das plantas medicinais (Maio até Julho)

• Colheita das maças, pêras e uvas para sumos (Outubro até Setembro)

• Colheita das Nozes (Outubro)

• Colheita das Azeitonas (Dezembro)

• Encontros regionais da biodinâmica (Época de São Miguel e Páscoa)​

Estágios

Estágios

O estágio é adequado para:​

• Para alunos e escolas; 

• Para estudantes de agricultura (Estágio curricular) e

• Para pessoas de Terceira idade

 

A duração de 3 até 12 meses em todas as tarefas agrícolas, sendo que terás festas comunitárias, alimentação, moradia e bolsa-auxílio à partir do 4º mês, o valor será acordado posteriormente.

Estamos abertos a candidatos a Estagiários, as candidaturas devem ser enviadas para o email agriculturabiodinamicacsi@sapo.pt e dirigidas ao Grupo da Agricultura para análise.

Mais fotos

bottom of page