top of page
Ambiente

A Comunidade

Ambiente

Desde a fundação da Casa de Santa Isabel tentou-se criar um ambiente harmonioso, que por si próprio é terapêutico.

Ambiente é aqui considerado no seu significado mais amplo: desde os materiais e utensílios que as mãos tocam na vida quotidiano até ao contacto e o cuidado com a natureza circundante.

Isto reflete-se na maneira de vestir, decorar a casa, cozinhar com produtos preferivelmente biológicos e integrais, utilizar energias renováveis (solar e combustão de lenha), praticar uma agricultura biológica, guardar e aumentar a biodiversidade dos nossos terrenos, etc.
A educação ambiental é  parte integral da nossa vida.

Em Volta

A comunidade em si, está situada numa zona de erosão granítica e o solo é muito pobre, mas devido a um grande esforço a vegetação tem vindo a mudar com a plantação de mais de 4000 árvores de folha caduca, em substituição dos pinheiros predominantes na zona. Alunos e companheiros dão passeios, andam de bicicleta e podem deslocar-se em segurança de casa para casa dentro da área imediatamente envolvente da nossa comunidade.

 

Cultura

Não só do pão vive o ser humano.

A vida cultural, no sentido mais lato, também é fundamental para criar o ambiente terapêutico pretendido.
Desde o jarro de flores na mesa, o quadro escolhido na parede, o ritmo de pequenos poemas e canções que marcam o decorrer do dia, até ás aulas artísticas, as celebrações das festas do ano, pequenas apresentações de música ou teatro, protagonizados ou não pelos nossos companheiros: tudo contribui para este ambiente comunitário e criativo.

A arte e a beleza são sempre terapêuticas.

Queremos também contribuir para a vida cultural à nossa volta com Noites Culturais mensais
abertas ao público, saídas com o nosso Rancho folclórico, apresentações de peças de teatro, etc.

 

Atmosfera no Lar-Residencial

Para as pessoas ao nosso cuidado, a sua casa é a sua base, o seu lar. Ela proporciona-lhes calor, segurança e ritmo diário através das refeições, tarefas de rotina e actividades criativas. Os companheiros vivem em conjunto numa família de opção, realizando cada pessoa a sua parte a fim de manter um funcionamento harmonioso da residência.

Nos núcleos familiares são celebrados em conjunto acontecimentos especiais, aniversários, festas de Natal e desenvolvem-se outras actividades. Tudo isto desempenha um papel importante providenciando estabilidade e proporcionando um ambiente caloroso e terapêutico.

Os quartos dos colaboradores são modestos mas bem cuidados e constituem parte integrante de cada casa. Os utentes têm ou um quarto individual ou partilham o quarto com um companheiro, dependendo do que terapeuticamente for desejável, com um adulto responsável pelo seu cuidado contínuo e pela supervisão das suas necessidades pessoais.

Infraestrutura

Infraestrutura

Mais do que uma 'Instituição', a Casa de Santa Isabel é uma comunidade terapêutica e as nossas instalações reflectem esta filosofia. As casas e a área rural da comunidade ocupam 35 hectares no sopé da Serra da Estrela, a montanha mais alta, situada no centro de Portugal.

A vila de São Romão e a pequena cidade de Seia ficam bem próximas.

 

Respostas Sociais

Proporcionamos três Respostas Sociais, nomeadamente Lar-Residencial, C.A.O (Centro de Atividades Ocupacionais) e Formação Profissional.

Lar-Residencial

Temos um total de seis lares residenciais, onde vivem aproximadamente 7 alunos (ou companheiros) e cerca de quatro colaboradores e suas eventuais famílias.

+Ler mais

C.A.O (Centro de Atividades Ocupacionais)

Proporcionamos as seguintes áreas onde os companheiros se podem desenvolver e contribuir para o bem-estar dos outros: padaria, lavandaria, tecelagem, carpintaria, serviços de manutenção, oficina de livros e encadernação, reciclagem de papel, cozinha,  silvicultura, oficina de velas, agricultura e ervas aromáticas e medicinais.

+Ler mais

Formação Profissional

A Casa de Santa Isabel é uma entidade acreditada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e proporciona uma Formação Profissional para pessoas com deficiência e/ou incapacidades. 

+Ler mais

bottom of page